Como ler a composição dos cosméticos?

Ao contrário do que parece, a composição dos cosméticos não é difícil de entender. Deve apenas lembrar-se de algumas regras simples. Como vai poder ver, até mesmo os nome latinos mais longos não são um problema. E mais uma coisa, lembre-se de que os fabricantes são obrigados a enumerar todas as substâncias presentes no produto, mesmo aquelas não tão populares, como os parabenos.

Antes de começar a ler a composição dos produtos, deve saber cinco regras básicas. Em primeiro lugar, é muito importante a sequência pela qual estão enumerados os ingredientes. Na nomenclatura internacional de ingredientes cosméticos (INCI), em primeiro lugar aparecem aqueles em maior concentração no cosmético. No final, estão aqueles cuja concentração é a mais baixa. Em segundo lugar, todos os ingredientes mencionados após as fragrâncias (perfume) foram usados em quantidades vestigiais, o que não significa, obviamente, que não provoquem irritações na pele. Até mesmo a última substância descrita na composição pode causar reações em peles sensíveis. Em terceiro lugar, os melhores cosméticos são aqueles quem têm menos ingredientes, e melhor ainda se esses ingredientes forem vegetais. Tente também escolher sempre os cosméticos que apresentam, na sua composição, ingredientes com os quais está familiarizado.

As outras duas regras dizem respeito aos ingredientes desejáveis (seguros) e àqueles que podem causar irritações na pele (entupir os poros). No primeiro grupo temos: óleos vegetais (exceto Óleo Mineral, ou a chamada cera de parafina), extratos de vegetais e ervas, emolientes (lanolina, manteiga de karité, cera de abelhas, cera de parafina), ingredientes hidratantes (glicerina, mel, aloe vera, açúcar), antioxidantes (vitaminas C, E, A, B3 e coenzima Q10), proteínas (seda, queratina, aveia e proteínas de trigo), ingredientes que acalmam as irritações da pele (alantoína, pantenol, arnica montana). No segundo grupo temos: detergentes (SLS), conservantes (parabenos), fragrâncias e álcool.

Agora que conhece as regras de leitura da composição de cosméticos, já pode fazer uma visita à farmácia. Certamente escolherá os produtos que cumprem com as suas expectativas e que cuidam da sua pele. Leia atentamente a composição e nada a surpreenderá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *