Este é para as ruivas! Como ajudar a perservar o tom ruivo durante muito tempo?
Sabia que o ruivo é a cor de cabelo menos comum entre os humanos? É considerada uma cor original e bonita. Se pertence ao grupo das pessoas ruivas, então deve saber como cuidar de um cabelo tão fogoso. Contudo, se não sabe ao certo como condicionar o cabelo, continue a ler este artigo para ficar a conhecer algumas práticas de beleza que pode levar a cabo para desfrutar de um cabelo ruivo bonito e saudável.
Como ter o cabelo ruivo?
Se quiser ter o cabelo ruivo, pode optar por um de dois métodos. Pode utilizar hena ou um corante capilar comum. Naturalmente, a primeira técnica é considerada mais benéfica e segura porque é mais natural.
1. Hena
A hena (lawsonia inremis) é uma erva que confere tonalidades vermelhas e laranja ao cabelo. É importante perceber que a hena não clareia o cabelo, apenas o colora. A maneira como prepara a hena para o procedimento é um aspeto de primordial importância. Em poucas palavras, quanto mais acídica ficar a hena e quanto mais tempo repousar, mais intensa será a cor. Basicamente, a própria acidificação determina se a cor será intensa ou não. Pode utilizar acerola (conhecida como cereja indiana ou mirtilo selvagem) ou amla para acidificar a hena. A acerola proporciona uma tonalidade ruiva ao cabelo altamente saturada, enquanto a amla confere tons bordô.
A grande vantagem da hena é que proporciona uma coloração capilar permanente. É importante perceber que, quanto mais saudável for o cabelo, mais forte será a sua ligação com o cabelo. Portanto, o corante ruivo pode ser mais fraco, menos saturado e pode desaparecer mais rapidamente se for aplicado em cabelo danificado. É possível evitar o desvanecimento da cor? Claro que sim! A solução está na regularidade, que consiste na utilização sistemática da hena. O mais interessante é que este corante natural deixa o cabelo mais forte e espesso. Além disso, evita danos mecânicos e protege contra a radiação UV.
2. Corante capilar
Antes de mais, é importante referir que os corantes capilares podem desidratar o cabelo e irritar o couro cabeludo. Em segundo lugar, os produtos que tornam o cabelo arruivado são rapidamente removidos, desvanecem e, com o tempo, o cabelo fica com a tonalidade de loiro sujo. Por outro lado, ao usar um corante capilar, poderá pintar o cabelo com mais precisão e definir o efeito final devido à concentração do agente oxidante. A verdade é que o cabelo fica melhor logo após a coloração. No entanto, ao contrário da ação da hena, a aplicação regular de corantes capilares não melhora o estado do cabelo. Na verdade, proporciona a ação oposta: desidrata, deixa o couro cabeludo mais sensível e pode privá-lo do seu brilho natural.
Como ajudar a cor ruiva a permanecer viva durante muito tempo?
1. Hena
Deve preparar uma mistura para dar brilho à hena, realçando assim o seu cabelo agora pintado de ruivo. Resumidamente, esta mistura consiste na combinação de uma pequena quantidade de hena com um condicionador sem silicones. Aplique esta mistura uma vez por semana, deixando repousar no cabelo e no couro cabeludo durante, mais ou menos, 30 minutos até uma hora. Abaixo, irá encontrar um conjunto de misturas exemplares para o seu cabelo ruivo:
- crescimento capilar: 2-3 colheres de hena pura, 1 colher de feno-grego em pó, 4-5 colheres de condicionador sem silicones;
- cabelo sedoso: 2-3 colheres de hena pura, creme ou iogurte natural, 2-3 colheres de condicionador sem silicones (opcional);
- anti-caspa: 2-3 colheres de hena pura, 1 colher de feno-grego em pó, 4-5 colheres de condicionador sem silicones, algumas gotas de alcatrão de bétula.
2. Corante capilar
Se decidiu pintar o cabelo de ruivo, não se esqueça de fazer os possíveis para manter os pigmentos sob as cutículas do cabelo. A acidificação proporciona efeitos razoavelmente bons, amaciando as cutículas do cabelo. Assim, pode experimentar lavar o cabelo com um produto feito de hibisco, ou um champô misturado com… um produto de lavagem feminino. Também pode optar por uma máscara capilar com ácido lático, ácido de maçã, ácido tartárico ou ácido pirúvico.
Deixe uma resposta