185 produtos na lista dos cosméticos mais tóxicos!
Recentemente, o UFC Que Choisir, um grupo francês de consumidores, anunciou a lista de quase duzentos cosméticos que – na sua opinião – podem ter uma inflência negativa na saúde dos consumidores. Entre os 185 produtos podemos encontrar marcas muito conhecidas. Que cosméticos estão na lista francesa? Por que estão eles na lista?
A UFC Que Choisir criou a lista dos cosméticos prejudiciais para a saúde. Devido às substâncias tóxicas que se encontram na sua composição, são produtos que podem afetar o sistema endócrino humano. Apesar dos inúmeros avisos dos toxicologistas e dermatologistas, os produtores não parecem querem alterar a composição dos seus produtos. As suas ações são totalmente legais, uma vez que os ingredientes que a UFC Que Choisir descreveu serem permitidos. A organização decidiu anunciar a lista de cosméticos que (embora legais) podem ser prejudiciais para a nossa saúde.
Quem está na lista negra da UFC Que Choisir?
Criada por um grupo de consumidores franceses, a lista inclui 185 produtos que podemos encontrar em todas as lojas. Estes produtos estão constantemente em promoção, contudo, a sua composição pode ser tóxica. Entre as marcas listadas pela UFC Que Choisir, encontramos: Adidas, Axe, Dove, Elmex, Garnier, Bourjois, Signal, Oral-B, L’oreal Paris, Nivea, Head&Shoulders, Clarins, Colgate, Eucerin, Le Petit Marseillais, Mixa, Pampers, Rexona, Rimmel, Scholl, Vichy, e até alguns cosméticos da Carrefour.
Que cosméticos devemos evitar usar?
Lá porque estas marcas estão na lista, não quer dizer que todos os cosméticos destas marcas são maus. No entanto, deve verificar a composição dos produtos como: cremes de rosto, champôs, desodorizantes, ftershaves, pastas de dentes, elixires orais e perfumes.
A grande surpresa foi que, até as toalhitas hidratantes de bebé podem conter fenoxietanol – um conservante tóxico.
Mais de 100 cosméticos listados pela UFC Que Choisir contêm substâncias que podem influenciar o sistem endócrino e 50 deles contêm o filtro químico Etilhexil Metoxicinamato, que, na pele, atua como uma hormona.
Deixe uma resposta