Como cuidar de pele com acne no verão? Características, cosméticos e cuidados
Muitas mulheres sofrem de acne. Borbulhas, pontos negros, comedões e outras imperfeições são realmente difíceis de eliminar. Mesmo que consigamos removê-las, acabamos sempre por ficar com manchas de pigmentação e cicatrizes. A radiação UV tem um impacto ainda pior na pele. Fique a saber como cuidar da pele com acne no verão, os produtos que deve utilizar e como proteger a pele contra a radiação solar.
Como cuidar da pele com tendência a ganhar acne?
Para um cuidado eficaz da pele com acne, deve identificar a gravidade da acne antes de realizar o tratamento e a sua gravidade agora. Além disso, deve verificar a intensidade da secreção de sebo, inflamação, sensibilidade, vascularização e a tendência para ganhar manchas de pigmentação. Deve considerar todos estes fatores ao escolher os produtos a aplicar. Durante a terapia antiacne, a pele fica verdadeiramente sensível, e, passado algum tempo, a sensibilidade passa a ser o seu estado permanente. É por isso que devemos hidratar, suavizar e proteger a pele desde o início do tratamento. Durante o verão, deve realizar uma rotina especial de cuidados com a pele.
Limpeza de pele propensa a ganhar acne
A remoção de impurezas, excesso de sebo e maquilhagem acumulada deve ser realizada de forma razoável. Não deve utilizar substâncias de limpeza fortes e desidratantes que perturbem a barreira protetora natural da sua pele. Não deve utilizar produtos concebidos para pele propensa a ganhar acne, mista ou oleosa, pois a sua ação é extremamente intensa. Também não se recomenda a utilização de escovas e esponjas de lavagem, pois irritam a pele e acumulam bactérias. A ação de óleos de limpeza e emulsionantes pode ser eficaze em pele com acne. Os óleos combinam com o sebo: o emulsificante remove esta mistura do rosto, não causando a sensação de rigidez. Este tipo de cosmético remove facilmente silicones e filtros UV.
Proteção contra Radiação UV
A pele propensa a ganhar acne necessita de proteção solar (e não é a única). Os hidratantes com filtro UV protegem este tipo de pele contra a desidratação, irritação e fotoenvelhecimento. Mais importante ainda, estes produtos protegem a pele contra o aparecimento de manchas de pigmentação, que podem ser difíceis de remover no futuro. Se deseja realmente evitar estes defeitos, utilize diariamente produtos com SPF suficientemente alto – FPS 50. Opte por produtos leves, com filtros orgânicos e que não obstruam os poros da pele.
Proteção contra a radiação UV
Também é muito importante no cuidado com a pele propensa a ganhar acne a realização de esfoliações das camadas mais externas da pele. Utilize esfoliações ácidas, produtos microesfoliantes e peelings de frutas. Os ácidos mandélico, salicílico, lático, azeláico, entre outros, estão entre os ácidos que deve escolher. Durante a terapia antiacne, é imperativo utilizar hidratantes ricos em UV e preparações hidratantes. Os produtos microesfoliantes evitam que o sebo se acumule na zona das saídas dos folículos capilares e apresentam propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas. Os tratamentos com peeling ácido devem ser realizados por profissionais experientes. As preparações com alta concentração de ácidos são as mais comuns, atingindo as camadas mais profundas da epiderme. Os ácidos mandélico, glicólico, azeláico e lático são as principais escolhas.
Retinóides
Estes são derivados da vitamina A, que impedem a clarificação da epiderme, apresentam propriedades antiacne e antisseborréicas, regeneram as células da pele e promovem a esfoliação da epiderme. Se optar pelo tratamento retinóide no verão, é obrigatório utilizar protetor solar. O mais curioso é que os retinoides são utilizados no tratamento de ferimentos resultantes de queimaduras, queimaduras solares, queimaduras de frio, várias formas de acne e psoríase, líquen plano, ictiose, xeroderma pigmentoso e lúpus eritematoso.
Antioxidantes
Estes ingredientes visam combater os radicais livres, reduzindo o stress oxidativo e protegendo a pele contra o aparecimento de rugas e o envelhecimento prematuro. Temos como exemplos de antioxidantes, as vitaminas A, C, D, E, extrato de chá verde, coenzima Q10, betacaroteno e flavonóides. Pode encontrá-los em alimentos e produtos de beleza.
Deixe uma resposta