Doenças do couro cabeludo. Como reconhecer cada uma delas?
Pele irritada e com prurido, seborreia e queda de cabelo – estes são os sintomas mais comuns de doenças do couro cabeludo. Como identificar um problema típico do couro cabeludo e o que evitar fazer para restaurar o equilíbrio, a saúde e a beleza da pele do couro cabeludo?
Estudos recentes mostraram que as doenças do couro cabeludo estão a tornar-se cada vez mais comuns. Afetam as pessoas em diferentes idades e as suas causas podem ser bastante surpreendentes.
Causas das doenças do couro cabeludo
Cada doença do couro cabeludo tem um culpado ligeiramente diferente, mas há uma coisa comum a todas elas – a maior parte surge como consequência da nossa negligência, usando tratamentos errados, produtos capilares errados, etc. Em muitos casos, as razões para as doenças do couro cabeludo têm um fundamento semelhante, e incluem o seguinte:
- não lavar bem o couro cabeludo
- não enxaguar completamente
- lavar o cabelo com demasiada frequência ou muito raramente
- utilizar produtos capilares errados
- estar sempre sob um stress intenso
- desequilíbrio hormonal perigoso
- e muito, muito mais
Doenças do couro cabeludo mais comuns
Os problemas mais comuns que afetam o couro cabeludo incluem: infeção fúngica, pediculose, caspa, dermatite seborreica e psoríase. O que deve saber sobre estas doenças do couro cabeludo?
>CASPA
Esta é definitivamente a doença de pele mais popular do couro cabeludo com que muitas pessoas se debatem. Pode ser permanente, recorrente ou aparecer apenas uma vez na vida. As causas da caspa são várias, embora as mais comuns sejam a lavagem insuficiente do couro cabeludo e os maus hábitos de cuidado capilar, que provocam infeção fúngica. Existem alguns tipos de caspa: seca (flocos brancos característicos), oleosa, variegada e seborreica. A forma mais fácil de eliminar este problema é usar champô anticaspa.
>DERMATITE SEBORREICA
Muitas vezes confundida com caspa, a dermatite seborreica é outra condição comum que afeta o couro cabeludo. Um dos seus sintomas inclui a descamação da pele mas também é afetada por rosácea, crostas e inflamação. Curiosamente, aparece principalmente durante a estação outono-inverno. As suas causas ainda não são totalmente compreendidas, e o tratamento deve ser feito sob a supervisão de dermatologistas.
>PSORÍASE NO COURO CABELUDO
A psoríase no couro cabeludo é uma doença autoimune e os seus sintomas incluem grandes flocos epidérmicos que crescem, se dividem e caem. Este tipo de flocos que aparecem no couro cabeludo são tão característicos que não podem ser confundidos com qualquer outra doença. A má notícia é que a psoríase no couro cabeludo é muito difícil de curar, pois é causada pelo nosso sistema imunitário. Isto significa que não se cura esta doença com remédios caseiros.
>INFEÇÃO FÚNGICA NO COURO CABELUDO
Outro problema comum do couro cabeludo é a infeção fúngica. A boa notícia é que a infeção fúngica do couro cabeludo não é difícil de curar porque a descamação da pele, a comichão e sensação de picada são causadas por fungos. Se agir rapidamente, livrar-se-á facilmente deste problema, pois é pouco comum que a infeção fúngica reapareça. Tudo o que tem de fazer é usar produtos fungicidas para o cabelo, tais como champôs de ketoconazol. É também recomendado lavar ou comprar novos acessórios para o cabelo (pentes, escovas).
>PEDICULOSE
O mesmo se verifica com a pediculose, que é uma condição do couro cabeludo causada por piolhos. Se este parasita habitar o cabelo, a melhor coisa a fazer seria cortar o cabelo curto e começar a tomar a medicação apropriada. Alguns óleos essenciais, como o óleo de alecrim, podem ser úteis no combate à pediculose. A boa notícia é que esta doença de pele não é muito comum e, na maioria dos casos, ocorre apenas uma vez na vida.